O sistema narrativo interpretativo é um sistema focado na interpretação, sendo desnecessário o uso de dados, porém supervisionados por um juiz para resolver os turnos de combate e julgar o mesmo ao final, determinando o vencedor.
Existem dois tipos deste sistema que são:
a) parcial: sistema narrativo de turnos, no qual ao final de cada turno o juiz irá intervir para calcular o dano e a resolução do turno.
- os participantes narram sua ação no turno, cada um lançando um golpe ou vários golpes no mesmo.
- ao final do turno o juiz deverá somar os dados e comparar, aquele que obtiver o maior resultado será o vencedor daquele turno.
- o dano excedente do participante será aplicado a vida do derrotado.
- o cálculo realizado será: (ataque1 +bônus1 – defesa 2) VS (ataque2 +bônus2 – defesa1).
- após o cálculo será retirado todo o cosmo consumido dos participantes, e o dano excedente do vencido naquele turno.
- neste sistema não se lança dado.
- ao final da luta o personagem permanece com os valores de CP e HP.
b) total: sistema narrativo de lutas, no qual ao final da luta o juiz irá julgar toda a luta com base em 5 quesitos, determinando assim quem venceu a luta.
1- interpretação: julga como o personagem interpretou toda a luta.
2- coerência: julga como o personagem se relacionou com o ambiente do combate, as ações de seu inimigo os seus próprios. Este item impede que hajam OP (Over Power) por parte de qualquer participante.
3- narrativa: julga como foi feita a narrativa da cena, uso de cenário, artifícios usados, etc.
4- escrita: julga a escrita do personagem, como foi utilizada, se foi respeitado o Box, etc.
5- forma: julga a forma de postagem, sua estrutura e com que sabedoria o personagem utilizou suas técnicas.
- ao final da luta quem conseguiu mais pontos é o vencedor.
- não haverá o consumo de CP ou HP, pois trata-se de pura interpretação.
- não será usado lançamento de dados.
- não serão contadas as quantidades objetiva das técnicas (dano máximo, consumo de cosmo, etc.) devendo o personagem interpretar com coerência.
- haverá o consumo padrão de treino (10% CP e HP + 10 STAMINA)